Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

Antigo Blz UCC

Antiga Página do
Campeonato de Xadrez Relâmpago do NexT
Blitz Ultimate Chess Championship - Blitz UCC / Blz UCC

Mantida apenas para fins de registro histórico

     Calendário de Torneios 2014 (Blitz UCC)

Torneio
Data e Dia da Semana
Horário de Início
Pré-Torneio de Candidatos
(Primeiro Semestre)
16/05/2014
(sexta-feira)
20h30min
Torneio de Candidatos
 (Primeiro Semestre)
23/05/2014
(sexta-feira)
20h30min
Pré-Torneio de Candidatos
(Segundo Semestre)
05/09/2014
(sexta-feira)
20h30min
Torneio de Candidatos
(Segundo Semestre)
19/09/2014
(sexta-feira)
20h30min
Torneio Final
10/10/2014
(sexta-feira)
20h30min


          Já estão classificados para os Torneios Finais do Blitz UCC 2014:

       A partir do "Torneio de Candidatos" do Primeiro Semestre (23/05/14):

No Absoluto:

1. Bruno Orlando Starke
2. Dieferson F. Massarotto

No Feminino:

1. Isadora Bernardo Cisz
2. Daniela Wessling


A partir do "Torneio de Candidatos" do Segundo Semestre (19/09/14):

No Absoluto:

1. Ricardo Rapouso
2. Lucas Pizzi de Jesus

No Feminino:

1. Adriana Müller

Nos Torneios Finais do Blitz UCC 2014, realizados em 10/10/14,
Sagraram-se Campeões:

No Absoluto:



Dieferson Massarotto

No Feminino:



Adriana Müller


Parabéns!!



O Blitz UCC (ou Blz UCC) foi reestruturado em 2014 e já funcionou, na forma de um "projeto piloto", com suas novas regras em regime adaptado, no segundo semestre de 2013. 

Desde 2014, são dois torneios para a qualificação de candidatos (um por semestre, em uma sexta-feira de abril ou maio e outra em agosto ou setembro), cada um deles denominado Blitz UCC "Torneio de Candidatos" (Blz UCC TC), selecionando os quatro mais bem colocados (dois em cada torneio, nos naipes absoluto e feminino) para o "Torneio Final" (Blitz UCC TF, também chamado de Blitz UCC “Final Four” - F4), um por naipe, a ser realizado no mês de setembro ou outubro de cada ano, no formato "Round Robin" 2X (todos contra todos, ida e volta, totalizando seis rodadas). Na modalidade Blz haverá, ainda, torneios de pré-qualificação de candidatos (Bltiz UCC "Pré-Torneio de Candidatos" - Blz UCC Pré-TC), para jogadores com rating < 1800 (ou sem rating), uma vez que o número de inscritos para cada um dos "Torneios de Candidatos" - TCs está limitado a 30 competidores. Os três mais bem colocados nos "Pré-Torneios de Candidatos" - Pré-TCs terão vaga garantida nos torneios principais de candidatos (TCs). Será realizado um Pré-TC para cada torneio principal de candidatos (TC) do Blz UCC, sendo um em uma sexta-feira de abril ou maio e outro em uma sexta-feira de agosto ou setembro, com sistema suíço de emparceiramento (limitado a 30 competidores). O ritmo de jogo será de 3 min + 3 seg de acréscimo por lance ou 6 min KO.

Como foi disputado o Blz UCC em 2013 (segundo semestre):

A versão adaptada do Blz UCC, para o segundo semestre de 2013, funcionou da seguinte forma: em agosto foram realizados tanto o "Pré-Torneio de Candidatos" - Pré-TC (jogadores < 1800 / sem rating), quanto o torneio principal de candidatos ("Torneio de Candidatos" - Blz UCC TC), sendo que este último, qualificou, excepcionalmente em 2013, três enxadristas para o "Torneio Final" (Blz UCC TF ou "Final Four" - F4), que foi realizado em setembro. O até então atual campeão vigente do Blz UCC, Bruno Orlando Starke, já estava, automaticamente, qualificado para o Blz UCC TF 2013. O vencedor do Blz UCC TF 2013 foi declarado "Campeão do Blz UCC" 2013 (em 2013, ainda apenas no absoluto. Em 2014, teremos também uma campeã no naipe feminino).

Como era o sistema de disputa do Blz UCC até Junho de 2013:

O Blitz UCC, realizado já a partir de 2012, era uma competição na qual se definia quem era o campeão Blitz corrente do NexT ("Blitz Champion"). As finais do Blitz UCC eram sempre realizadas na forma de matches (Blitz UCC Match), entre o campeão corrente e um desafiante (determinado por uma competição chamada "TUC" - "The Ultimate Challenger"). O TUC consistia de um torneio inicial de qualificação, seguido de matches eliminatórios para a definição dos desafiantes do ciclo corrente do UCC (três desafiantes por ciclo). Cada ciclo do Blitz UCC, englobando os UCC Matches e o TUC, estava previsto para durar até doze semanas (ciclos trimestrais, com 90 dias, aproximadamente).



Blitz "Ultimate Chess Championship" Grand Prix

O Blitz UCC GP definia o supremo ("ultimate") campeão blitz do NexT no ano ("Blitz UCC Champion" do ano). Era definido simplesmente pela contagem do número de vezes que um enxadrista vencia os UCC Matches (número de vezes que for "coroado", no ano, como "Blitz Champion"). O vencedor do Blitz UCC GP ganhava o direito de levar o troféu do UCC para casa ("Blitz UCC Trophy"). Em 2012, o campeão geral do Blitz UCC GP foi Eduardo Yamamoto.

Blitz "The Ultimate Challenger" Grand Prix

O Blitz TUC GP era um Grand Prix paralelo ao Blitz UCC GP, que calculava quem foi o jogador que mais venceu as competições do "TUC" no ano ("Blitz TUC Winner" do ano). O vencedor do Blitz TUC GP ganhava o direito de levar o troféu do TUC para casa ("Blitz TUC Trophy"). Em 2012, o vencedor geral do Blitz UCC GP foi Dieferson Massarotto.


Motivos da mudança do sistema de matches para o de torneios:

Infelizmente, o sistema de matches se mostrou complicado demais e impraticável, pois começou a ficar cada vez mais difícil agendar o matches, por diversos motivos, sendo que o mais destacado deles era a recorrente indisponibilidade de alguns dos envolvidos, por compromissos fora do NexT. Portanto, optou-se por um sistema mais simples e moderno, baseado em torneios, eliminando a total dependência na participação de um dos dois participantes de um match, para garantir, assim, a realização bem sucedida dos eventos. No novo sistema, no "Torneio Final" (Blz UCC TF/F4), se um dos quatro competidores classificados não comparecer, pode-se lançar mão de suplentes (classificados nos "Torneios de Candidatos"). Se não houver suplentes disponíveis, a disputa será entre os três presentes (F3). Se só houver dois competidores disponíveis, o torneio final será convertido em um "Match Final" (MF/F2). Ou seja, o NexT garantirá sempre, dessa forma, a realização da competição final de um UCC.






Blitz UCC Grand Prix (extinto em 2013):

Classificação Final 2012


Blitz TUC Grand Prix (extinto em 2013):

Classificação Final 2012




Retornar

Nenhum comentário:

Postar um comentário