Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

Regulamento Blz UCC


Campeonato de Xadrez Relâmpago (Blitz)


O "Blitz Ultimate Chess Championship" (ou Blz UCC) era o campeonato anual de Xadrez Relâmpago do NexT. Foi implantado já a partir de 2012, como um projeto piloto (inicialmente no sistema de matches), e no segundo semestre de 2013, também como um projeto piloto, mas com uma versão adaptada do sistema de torneios (já que o sistema de matches foi empregado até Junho/2013), sendo que o sistema de torneios (UCC Pré-TCs + UCC TCs + UCC TF) foi implantado integralmente em 2014.



Regulamento previsto originalmente para 2015,
antes da Unificação das Modalidades em um só Campeonato

Versão 6 (25/02/2015)


Desde 2014, o Campeonato de Xadrez Blitz é constituído de dois torneios para a qualificação de candidatos (um por semestre, em uma sexta-feira de abril ou maio e outra em agosto), cada um deles denominado Blitz UCC "Torneio de Candidatos" (Blz UCC TC), selecionando os quatro mais bem colocados (dois em cada torneio, nos naipes absoluto e feminino) para o "Torneio Final" (Blitz UCC TF, também chamado de Blitz UCC “Final Four” - F4), um por naipe, a ser realizado no mês de setembro ou outubro de cada ano, no formato "Round Robin" 2X (todos contra todos, ida e volta, totalizando seis rodadas). Na modalidade Blitz haverá, ainda, torneios de pré-qualificação de candidatos (Blitz UCC "Pré-Torneio de Candidatos" - Blz UCC Pré-TC), para jogadores com rating < 1800 (ou sem rating), uma vez que o número de inscritos para cada um dos "Torneios de Candidatos" - TCs está limitado a 30 competidores. Os três mais bem colocados nos "Pré-Torneios de Candidatos" - Pré-TCs terão vaga garantida nos torneios principais de candidatos (TCs). Será realizado um Pré-TC para cada torneio principal de candidatos (TC) do Blz UCC 2014, sendo um em uma sexta-feira de abril ou maio e outro em uma sexta-feira de agosto ou setembro, com sistema suíço de emparceiramento (limitado a 30 competidores). O ritmo de jogo será de 3 min + 2 seg de acréscimo por lance ou 5 min KO.

O campeão de cada "Torneio Final" (Blz UCC TF absoluto/feminino), salvo nas situações excepcionais especificadas neste regulamento, será declarado "Campeão do Blz UCC" (absoluto/feminino) e conquistará o "Troféu Blz UCC" 2013 (absoluto/feminino).


Blz UCC "Torneio de Candidatos" (Blz UCC TC)
e "Pré-Torneio de Candidatos" (Blz UCC Pré-TC)

Tando o torneio principal para a qualificação de candidatos (UCC "Torneio de Candidatos” – UCC TC), quanto o pré-torneio de candidatos (UCC "Pré-Torneio de Candidatos" - UCC Pré-TC), em ritmo blitz, serão organizados da seguinte forma:

*** No caso excepcional de apenas 2 jogadores: o UCC TC (ou UCC Pré-TC) não será realizado, sendo substituído, automaticamente, por um "Match de Candidatos"- MC (ou "Match de Pré-Candidatos" - MPré-C), de seis (6) partidas, entre os dois jogadores presentes, apenas para fins de premiação, pois os dois competidores já estarão, automaticamente, qualificados para o Blz UCC TF, no que diz respeito ao Blz UCC TC (MC) e para o UCC TC, no que diz respeito ao UCC Pré-TC (MPré-C). 

Sistema de desempate, no Match:
Se houver empate no MC (ou MPré-C), será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Em persistindo o empate, será realizada uma partida final blitz "armageddon" ("morte súbita"), na qual as brancas receberão 5 minutos e as pretas 4 minutos KO, mas as pretas jogarão pelo empate.


*** UCC TC/Pré-TC de 3 a 6 jogadores: o torneio será pelo sistema “Round Robin” de emparceiramento (todos contra todos) , com o seguinte número de rodadas (e respectivo número total de partidas para cada jogador):

-->  6 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de três participantes (4 partidas para cada jogador);
--> 6 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de quatro participantes (6 partidas para cada jogador) ;
--> 5 rodadas (todos contra todos, uma vez), no caso de cinco participantes (4 partidas para cada jogador);
--> 5 rodadas (todos contra todos, uma vez), no caso de seis participantes (5 partidas para cada jogador);

Sistema de de desempate, no "Round Robin" (3 a 6 jogadores):
a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate).

Obs.: no caso específico de um Blz UCC Pré-TC de até três jogadores, o mesmo será realizado apenas para fins de premiação, pois todos os três inscritos já estarão, automaticamente, classificados para o respectivo Blz UCC TC do semestre em questão.

*** UCC TC/Pré-TC de 7 a 12 jogadores: torneio com sistema “suíço”  de emparceiramento,  com 4 rodadas;


*** UCC TC/Pré-TC de 13 a 20 jogadores: torneio com sistema “suíço”  de emparceiramento,  com 5 rodadas;


*** UCC TC/Pré-TC de 21 a 30 jogadores: torneio com sistema “suíço”  de emparceiramento,  com 6 rodadas;


Sistema de desempate, no "suíço" (7 a 30 jogadores):
a) Confroto direto; b) Milésimos totais;  c) Milésimos medianos;  d) Sonnenborn-berger. Se o empate persistir será empregado o "rating average" (Rav)  e o "rating performance" (Rprfm). Se ainda assim persistir o empate, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate).


Cronograma:

Será realizado um Blz UCC TC no primeiro semestre (previsto para acontecer no mês de abril ou maio) e outro no segundo semestre (previsto para acontecer no mês de agosto ou setembro). Classificam-se, em cada UCC TC, os dois melhores jogadores no naipe absoluto e no naipe feminino, para os respectivos UCC TFs, absoluto e feminino (em setembro ou outubro).

Os Blz UCC Pré-TCs também serão realizados nos meses de abril ou maio e agosto ou setembro (válidos para os Blz UCC TCs do primeiro e segundo semestres, respectivamente).



Blitz UCC "Torneio Final" (Blz UCC TF) 

O "Torneio Final" (Blz UCC TF, também chamado de “Final Four” - F4), será realizado, um por naipe,  no mês de setembro ou outubro de cada ano, no formato Round Robin 2X (todos contra todos, ida e volta, totalizando seis rodadas). 

Caso um ou mais dos candidatos qualificados nos TCs não compareçam no UCC TF, será chamado o próximo na lista de classificação do respectivo UCC TC do faltante (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente). Caso o suplente também não esteja presente, optar-se-á pelo suplente correspondente do outro UCC TC (#1 ou #2, ou seja, do primeiro ou segundo semestre, respectivamente), e assim, progressivamente e de forma alternada, até se encontrar um suplente regularmente apto presente. 

Caso não se encontre nenhum suplente presente regularmente apto para a disputa, a coordenação do NexT poderá nomear um substituto entre os presentes, incluindo os próprios membros da equipe de trabalho/execução do NexT (Forças-Tarefas), mas, sem direito à conquista do título e respectivo "Troféu do Blz UCC".  Se, por acaso, um jogador nomeado vencer o UCC TF, o segundo lugar é que será declarado "Campeão do Blz UCC" do ano, mas sem direito a levar o troféu para casa. Será uma situação especial chamada de "campeão sem troféu". Neste caso, o vencedor do UCC TF receberá uma medalha de ouro, o segundo lugar (que será qualificado como "Campeão do Blz UCC" no ano), uma de prata e o terceiro, uma de bronze.

Caso seja impossível conseguir substitutos, mesmo por nomeação, para fechar o número de quatro participantes no TF ("Final Four" - F4), ou se não houve número suficiente de enxadristas classificados nos dois UCC TCs realizados no ano, realizar-se-á, excepcionalmente, um Torneio Final (TF) com apenas três competidores ("Final Three" - F3), seguindo-se o mesmo sistema a ser adotado em um UCC TC com apenas três participantes, ou seja, com 6 rodadas via "Round Robin" (todos contra todos, duas vezes, com 4 partidas para cada jogador).

Sistema de desempate no Blz UCC TF - "Roud Robin" (F4 ou F3):
a) Confronto direto; b) Sonnenborn-berger; c) Número de vitórias; d) Número de vitórias de pretas. Se o empate persistir será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Se necessário, poderá ser disputada uma partida adicional "Armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate).

Caso só estejam disponíveis dois competidores para a competição final do UCC, ao invés de um torneio, será realizado um "Match Final" - MF ("Final Two" - F2), de seis (6) partidas, entre os dois jogadores presentes.

Sistema de desempate, no Match:
Se houver empate no MF, será empregado um mini-match de duas partidas blitz (5 min KO). Em persistindo o empate, será realizada uma partida final blitz "armageddon" ("morte súbita"), na qual as brancas receberão 5 minutos e as pretas 4 minutos KO, mas as pretas jogarão pelo empate.

No caso do MF ser possível só por meio da nomeação de um substituto pela coordenação do NexT, o jogador classificado via UCC TC só terá direito ao título se, pelo menos, empatar o match de partidas principais (6 primeiras partidas, de 3 min + 2 seg ou 5 min KO). Nessa situação (empate), teremos, novamente, a condição especial de "campeão sem troféu", sendo que a medalha de ouro irá para quem vencer no desempate via partidas blitz de 5 min KO. Caso o jogador nomeado pela coordenação do NexT vença o MF, não haverá coroamento de "Campeão do Blz UCC" no ano em questão, e nem entrega de troféu, gerando a condição excepcional de "campeão vacante", mas o vencedor (jogador nomeado), receberá uma medalha de ouro como premiação pela vitória no MF.







Regulamento Adaptado 
Válido para o Segundo Semestre 2013

Versão 1 (30/07/2013)
Mantido apenas como "Registro Histórico"

A versão adaptada do Blz UCC, para o segundo semestre de 2013, funcionou da seguinte forma: em agosto foram realizados tanto o "Pré-Torneio de Candidatos" - Pré-TC (jogadores < 1800 / sem rating), quanto o torneio principal de candidatos ("Torneio de Candidatos" - Blz UCC TC), sendo que este último, qualificou, excepcionalmente em 2013, três enxadristas para o "Torneio Final" (Blz UCC TF ou "Final Four" - F4), que foi realizado em setembro. O então campeão vigente do Blz UCC, Bruno Orlando Starke, já estava automaticamente qualificado para o Blz UCC TF 2013. O vencedor do Blz UCC TF 2013 foi declarado "Campeão do Blz UCC" 2013 (em 2013, ainda apenas no absoluto. Em 2014, houve também uma campeã no naipe feminino).

Os torneios Blz UCC Pré-TC, Blz UCC TC e Blz UCC TF de 2013, seguiram os mesmos formatos previstos no regulamento do Blz UCC para 2014 e 2015, conforme especificado acima.



Regulamento para o “Blitz Ultimate Chess Championship” 
válido somente até Junho/2013 ("Sistema de Matches")
Versão 2 – 26/03/2013
Mantido apenas como "Registro Histórico"


Considerações Gerais (TUC e UCC Matches)



O Blitz UCC, realizado pelo NexT desde 2012, é a competição na qual se define quem é o campeão Blitz corrente do NexT ("Blitz Champion"). As finais do Blitz UCC serão sempre realizadas na forma de matches (Blitz “UCC Match”), entre o campeão corrente e um desafiante (determinado, ordinariamente, por uma competição chamada "TUC" - "The Ultimate Challenger"). O TUC consiste de um torneio inicial de qualificação, seguido de matches eliminatórios (ou, excepcionalmente, via torneio de candidatos) para a definição dos desafiantes do ciclo corrente do UCC (até três desafiantes por ciclo). Cada ciclo do Blitz UCC, englobando os “UCC Matches” e o TUC, está previsto para durar até doze semanas (ciclos trimestrais, com 90 dias, aproximadamente).

Ritmo de Jogo Blitz: 3 min + 3 seg por lance (3+3 Fischer) – relógio digital, ou 6 min KO (6 X 6 KO) – relógio  analógico.  A preferência será sempre dada ao relógio digital e sistema Fischer de acréscimo de tempo por lance (3 min + 3 seg por lance, desde o primeiro lance). O relógio analógico será adotado apenas como alternativa (na falta de um digital), ou quando ambos os competidores optarem pelo relógio analógico.

As regras para o UCC e respectivo TUC (e competições extraordinárias relacionadas, assim como os “Grand Prix”) serão apresentadas a seguir. Toda e qualquer situação não prevista nas regras abaixo, será resolvida com base na regulamentação blitz vigente da FIDE (a decisão final sobre qualquer dúvida ou impasse fica reservada à coordenação do NexT, que é responsável pela proposição, promoção, realização e arbitragem das competições).

A participação no UCC é livre (público interno e externo à UDESC), mas limitada a jogadores com rating inferior a 2.300 pontos ELO (FIDE), e que não possuam título de Mestre pela FIDE (Mestre FIDE, Mestre Internacional ou Grande Mestre), pois o objetivo é fortalecer o Xadrez nos níveis Amador e Universitário.


Explanação Inicial (Competições Ordinárias + “UCC Match” Extraordinário):

O Blitz UCC 2013 consistirá de ciclos trimestrais com, aproximadamente, noventa dias de duração (mínimo de seis e máximo de doze semanas), dependendo do desenrolar do ciclo anterior. Todo ciclo inicia-se com a realização de um torneio de qualificação ("TUC Qualifying Tournament" – “The Ultimate Challenger Qualifying Tournament”, ou, abreviadamente, TUC QT), onde sempre será definido o primeiro desafiante do ciclo ("First Blitz Challenger"), que disputará o Primeiro “UCC Match” Ordinário do ciclo, contra o campeão corrente (previsto para acontecer uma semana depois do torneio de qualificação);

O segundo e terceiro lugares nesse torneio de qualificação, disputarão um primeiro "Challenger Match" (“First Challenger Match”, previsto para ocorrer, também, uma semana depois do torneio), para definir o próximo desafiante ("Second Blitz Challenger"), que disputará a segunda finalíssima, o Segundo "UCC Match" Ordinário, na semana subsequente (duas semanas depois do torneio de qualificação);

Enquanto isso, quem ficou da quarta à sétima posição no torneio de qualificação (“TUC Qualifying Tournament” – TUC QT), disputará entre si os "Candidates Matches", eliminatórios (o quarto contra o sétimo (Match A), o quinto contra o sexto (Match B). Os vencedores disputarão o próximo "Challenger Match" (“Second Challenger Match”), para gerar um novo desafiante (“Third Blitz Challenger”));

Essa competição para gerar os "Blitz Challengers" ordinários, será chamada, como um todo, de "TUC" ("The Ultimate Challenger") e deverá durar, no mínimo, três semanas: na primeira semana o “TUC Qualifying Tournament” (TUC QT), para a definição do “First Blitz Challenger” e candidatos; na segunda semana, os "Candidates Matches" (A e B), previstos para ocorrerem simultaneamente com o “First Challenger Match" (que define o “Second Blitz Challenger”, entre o segundo e terceiro colocados no TUC QT), e o Primeiro “UCC Match” Ordinário (entre o campeão corrente e o vencedor do TUC QT); na terceira semana, finalmente, o "Second Challenger Match" (para definição do “Third Blitz Challenger”, entre os vencedores dos dois "Candidates Matches" (A e B)). Esse segundo "Challenger Match", para definição do “Third Blitz Challenger”, está previsto para ocorrer concomitantemente com a segunda finalíssima ordinária do ciclo, o Segundo "UCC Match" Ordinário, entre o campeão corrente e o segundo desafiante (definido no "First Challenger Match");

Por fim, previsto para ocorrer na semana subsequente ao Segundo “UCC Match” Ordinário (e depois da realização do “Second Challenger Match”), teremos uma terceira finalíssima ordinária do Blitz UCC no ciclo (Terceiro “UCC Match” Ordinário). Este "UCC Match" será entre o campeão corrente e o vencedor do “Second Challenger Match" do ciclo.

Além desse sistema de seleção de desafiantes baseado no mérito (TUC), ainda haverá a possibilidade de qualquer membro do NexT desafiar o campeão, mediante doação de valor pecuniário ao NexT,  a título de inscrição (cujo valor será estipulado/anunciado antes da competição a ser realizada, sendo que o montante arrecadado será empregado na compra de troféus/medalhas e/ou na aquisição/reposição/conserto dos materiais de jogo já danificados), em um "UCC Match" Extraordinário, previsto para acontecer na semana subsequente ao último “UCC Match” ordinário do ciclo (Terceiro “UCC Match” Ordinário). Caso haja mais de um candidato interessado em disputar um “UCC Match” Extraordinário, o desafiante será definido ou via um “Challenger Match” Extraordinário (dois interessados) ou por um “Candidates Tournament” Extraordinário (mais de dois candidatos interessados). As regras para estes dois últimos casos (“Challenger Match” Extraordinário e “Candidates Tournament” Extraordinário) serão descritas detalhadamente logo após a seção de exposição das regras específicas do TUC.


Resumo (Competições Ordinárias + “UCC Match” Extraordinário):

Resumindo, em termos de cronograma e distribuição das atividades, teremos, portanto, o seguinte plano:

Ciclos trimestrais de, aproximadamente, noventa dias de duração (mínimo de seis e máximo de doze semanas), dependendo do desenrolar do ciclo anterior, com as atividades competitivas “sempre” nas sextas-feiras, com previsão de serem distribuídas da seguinte forma:

Sexta 1: Início do ciclo com um "TUC Qualifying Tournament" (TUC QT), sendo que o primeiro colocado nesse torneio, será o primeiro desafiante do ciclo (“First Blitz Challenger”);
Sexta 2: Primeiro "UCC Match" Ordinário do ciclo (entre o campeão corrente e o “First Blitz Challenger”), e o primeiro "Challenger Match" do ciclo (“First Challenger Match", entre os números 2 e 3 no TUC QT, definindo-se o segundo desafiante do ciclo (“Second Blitz Challenger”), além dos "Candidates Matches" (4º contra o 7º (A), 5º  contra o 6º (B), provindos do TUC QT);
Sexta 3: Segundo "UCC Match" Ordinário do ciclo (campeão corrente X “Second Blitz Challenger”) e finalização dos matches do "TUC" do ciclo, com o segundo "Challenger Match" (“Second Challenger Match", entre os vencedores dos dois "Candidates Matches" (A e B), para definir o terceiro desafiante (“Third Blitz Challenger”));
Sexta 4: Terceiro "UCC Match" Ordinário do ciclo (campeão corrente X “Third Blitz Challenger”);
Sexta 5: Reservada para um possível “Challenger Match” Extraordinário (dois interessados) ou por um “Candidates Tournament” Extraordinário (mais de dois candidatos interessados), competições realizadas mediante a doação de valor pecuniário ao NexT (com o valor específico a ser definido antes da competição);
Sexta 6: Reservada para um possível "UCC Match" Extraordinário (onde o desafiante pode conquistar a vaga via doação de valor pecuniário ao NexT, diretamente ou, no caso de mais de um interessado, por meio de um "Challenger Match” Extraordinário ou “Candidates Tournament” Extraordinário);
Sexta 7: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);
Sexta 8: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);
Sexta 9: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);
Sexta 10: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);
Sexta 11: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);
Sexta 12: Livre (pode ser utilizada para possíveis deslocamentos, dependendo do número de competições necessárias e da agenda dos competidores envolvidos);



Posto de outra forma, ainda mais resumida (só levando em conta o ponto de vista do campeão corrente):

Sexta 1: “TUC Qualifying Tournament” (TUC QT): Torneio para definição do primeiro desafiante e demais candidatos a desafiante;
Sexta 2: Primeiro “UCC Match” Ordinário (campeão corrente  X vencedor do TUC QT);
Sexta 3: Segundo “UCC Match” Ordinário (campeão corrente X vencedor do Match entre os números 2 e 3 no TUC QT);
Sexta 4: Terceiro “UCC Match” Ordinário (campeão corrente X vencedor dos Matches entre os números 4 a 7 no TUC QT);
Sexta 5: Reservada para um possível “Challenger Match” Extraordinário (dois interessados) ou por um “Candidates Tournament” Extraordinário (mais de dois candidatos interessados), competições realizadas mediante a doação de valor pecuniário ao NexT (com o valor específico a ser definido antes da competição);
Sexta 6: “UCC Match” Extraordinário (campeão corrente X qualquer jogador que doar valor pecuniário ao NexT e for qualificado em uma competição extraordinária, caso houver mais de um interessado);
Sexta 7: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda);
Sexta 8: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda);
Sexta 9: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda);
Sexta 10: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda);
Sexta 11: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda);
Sexta 12: Livre (reservado para possíveis deslocamentos na agenda).

Portanto, no todo, ao longo de um ciclo normal do “Blitz UCC”, teremos as seguintes competições previstas:  "TUC" (“TUC Qualifying Tournament" + "Candidates Matches" (A e B) + "Challenger Matches" (“First” e “Second” e, se necessário, um "Challenger Match Extraordinário" ou "Candidates Tournament Extraordinário")) e "UCC Matches" (3 Ordinários e 1 Extraordinário).

Tão logo se complete o ciclo, preferivelmente depois de uma semana livre, em não havendo impedimento, iniciar-se-á outro ciclo, pela realização de um novo torneio de qualificação ("TUC Qualifying Tournament" – TUC QT).  É desejável (mas não obrigatório) que o campeão corrente (atual "Blitz Champion") dispute o próximo TUC QT (pois, só assim, ele poderá contar pontos para o “TUC Grand Prix”, a ser explicado mais adiante). Caso o campeão corrente vença o TUC QT, ele não precisará jogar o Primeiro “UCC Match” Ordinário do ciclo, pois este match seria realizado entre o campeão corrente e o vencedor do TUC QT (cuja vaga é intransferível). Caso o campeão corrente fique entre a segunda e a sétima posições no TUC QT, sua colocação será simplesmente desconsiderada para efeitos de classificação e chamada dos candidatos a “Blitz Challenger”.

Observações Gerais Iniciais:

1) No caso de qualquer impedimento, ou da ocorrência de feriados, por exemplo, deslocar-se-á o início do ciclo (o mesmo valendo para qualquer competição intermediária de um ciclo) para a próxima sexta-feira disponível. Em situações extraordinárias, há a possibilidade do estudo da realização de alguns eventos em dias alternativos à sexta-feira (mas somente em casos nos quais se esgotem todas as possibilidades de se viabilizar o evento nas sextas-feiras). Os “UCC Matches” ordinários e o “TUC Qualifying Tournament” deverão ocorrer sempre, sem exceção, em uma sexta-feira.

2) No caso de um match ser marcado e divulgado oficialmente no blog do NexT (matches do “TUC” ou “UCC Match”), e um dos competidores não comparecer, o competidor que comparecer será declarado vencedor (por W. O.);

3) A vantagem do empate nos matches sempre vai para o campeão, no caso de um "UCC Match", e para os melhores colocados no último "TUC Qualifying Tournament", no caso dos matches do "TUC".

4) Não haverá o conceito de re-match, em qualquer dos matches a serem disputados. Se o campeão for derrotado no ciclo, a única opção de tentar retomar a “coroa” no mesmo ciclo, é por meio da doação de valor pecuniário ao NexT (com o valor específico a ser definido em cada competição a ser realizada, conforme as necessidades do NexT), a título de inscrição para a candidatura a um “UCC Match” extraordinário.


Este regulamento visa um sistema justo e democrático, sem monopolização, e com bastante atividade (onde o campeão não fique simplesmente esperando por um desafiante por um tempo indefinido), e possibilidade da participação de todos os membros, oportunizando a várias pessoas a possibilidade de disputar o sistema de matches, sem abandono da ideia do torneio (que garante a participação de todos e abre a oportunidade para que todos conquistem suas vagas nos matches com base no mérito).



Regras Específicas - Qualificação de Desafiantes


TUC – “The Ultimate Challenger”



TUC Qualifying Tournament (TUC QT)

O torneio para qualificação de desafiantes ordinários (“TUC Qualifying Tournament” – TUC QT), em ritmo blitz, será organizado da seguinte forma:

*** No caso excepcional de apenas 2 jogadores: o “TUC Qualifying Tournament” não será realizado, sendo substituído, automaticamente, por um “Challenger Match” entre os dois jogadores presentes, que para fins de  pontuação no “TUC Grand Prix”, valerá como um “First Challenger Match” (nesse ciclo em questão, não haverá um “Second Challenger Match”).



*** TUC QT de 3 a 8 jogadores: o torneio será em fase única, com sistema “round robin” de emparceiramento (todos contra todos) , com o seguinte número de rodadas (e respectivo número total de partidas para cada jogador):

o 12 rodadas (todos contra todos, quatro vezes), no caso de três participantes (8 partidas para cada jogador);
o 12 rodadas (todos contra todos, quatro vezes), no caso de quatro participantes (12 partidas para cada jogador) ou 6 rodadas (todos contra todos, duas vezes, com 6 partidas para cada jogador);
o 10 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de cinco participantes (8 partidas para cada jogador);
o 10 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de seis participantes (10 partidas para cada jogador);
o 14 rodadas (todos contra todos, duas vezes) no caso de sete participantes (12 partidas para cada jogador) ou  6 rodadas (todos contra todos, uma vez, com 6 partidas para cada jogador);
o 14 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de oito participantes (14 partidas para cada jogador) ou 7 rodadas (todos contra todos, uma vez, com 7 partidas para cada jogador);

A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor do TUC QT é intransferível.  No caso de TUC QT com 8 ou 7 jogadores, nas outras vagas (do segundo ao sétimo), caso algum competidor desista de prosseguir na disputa do TUC/UCC, será chamado o próximo na lista de classificação. No caso de 6 ou menos participantes, teremos uma situação especial, na qual se classificarão desafiantes da seguinte forma:

O vencedor do TUC QT será sempre o primeiro “Blitz Challenger”, com vaga intransferível;
No caso de seis ou cinco participantes, os que ficarem na segunda e terceira colocações no TUC QT disputarão o “First Challenger Match” do ciclo, e o quarto e quinto colocados disputarão o “Second Challenger Match” do ciclo (esta situação também será utilizada no caso de somente quatro jogadores, da segunda à sétima colocações no TUC QT, desejarem prosseguir para a fase de matches do UCC/TUC). Em caso de empate, em qualquer dos dois matches, valerá, como sistema de desempate, a melhor classificação no “TUC Qualifying Tournament”.
No caso de quatro ou três participantes, os que ficarem na segunda e terceira colocações no TUC QT disputarão o “First Challenger Match” do ciclo. Não haverá “Second Challenger Match” no ciclo em questão (esta situação também será utilizada no caso de somente dois jogadores, da segunda à sétima colocações no TUC QT, desejarem prosseguir para a fase de matches do UCC/TUC). Em caso de empate valerá, como sistema de desempate, a melhor classificação no “TUC Qualifying Tournament”.



*** TUC QT de 9 a 14 jogadores: torneio em fase única, com sistema “round robin”  de emparceiramento (todos contra todos, simples), totalizando, no mínimo 9 e, no máximo, 13 rodadas, ou, alternativamente, via sistema suíço de emparceiramento, com 5 rodadas.

A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor do “TUC Qualifying Tournament” é sempre intransferível.  Nas outras vagas (do segundo ao sétimo), caso algum competidor desista de prosseguir na disputa do TUC/UCC, será chamado o próximo na lista de classificação.



*** TUC QT de 15 a 19 jogadores: com três opções de sistema de disputa, a saber:

Torneio em fase única:

Sistema suíço de emparceiramento, com 5 ou 7 rodadas;

ou

Sistema suíço de emparceiramento, com 5 rodadas, mas com rodadas duplas (ida e volta, ou seja, de brancas e pretas contra o mesmo oponente), totalizando 10 partidas por jogador (modelo semelhante ao utilizado na final do Mundial Blitz da FIDE);

ou, alternativamente:


Torneio em duas fases (em uma mesma sexta-feira), a saber:

Fase Inicial: sistema suíço de emparceiramento, com 5 rodadas. Os oito melhores se classificam para a fase final, subsequente;

Fase Final: sistema “round robin”  de emparceiramento (todos contra todos, simples), entre os oito melhores colocados na fase anterior, totalizando 7 rodadas.

Total de rodadas (fase inicial + final): 12 rodadas.

Os sete melhores colocados na fase final, estarão classificados para os matches do TUC/UCC. Se houver empate no número de pontos na fase final, o desempate será feito com base na colocação obtida na fase inicial. A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor do “TUC Qualifying Tournament” é sempre intransferível.  Nas outras vagas (do segundo ao sétimo), caso algum competidor desista de prosseguir na disputa do TUC/UCC, será chamado o próximo na lista de classificação (primeiro: fase final, depois: fase inicial).




*** TUC QT de 20 a 29 jogadores: com duas opções de sistema de disputa, a saber:

Torneio em fase única: 

Sistema suíço de emparceiramento, com 7 rodadas (utilizado na final do Catarinense/FCX Standard);

ou

Sistema suíço de emparceiramento, com 6 rodadas, mas com rodadas duplas (ida e volta, ou seja, de brancas e pretas contra o mesmo oponente), totalizando 12 partidas por jogador (modelo semelhante ao utilizado na final do Mundial Blitz da FIDE);

ou, alternativamente:


Torneio em duas fases (em uma mesma sexta-feira), a saber:

Fase Inicial: sistema suíço de emparceiramento, com 6 rodadas. Os oito melhores se classificam para a fase final, subsequente;

Fase Final: sistema “round robin”  de emparceiramento (todos contra todos, simples), entre os oito melhores colocados na fase anterior, totalizando 7 rodadas.

Total de rodadas (fase inicial + final): 13 rodadas.

Os sete melhores colocados na fase final, estarão classificados para os matches do TUC/UCC. Se houver empate no número de pontos na fase final, o desempate será feito com base na colocação obtida na fase inicial. A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor do “TUC Qualifying Tournament” é sempre intransferível.  Nas outras vagas (do segundo ao sétimo), caso algum competidor desista de prosseguir na disputa do TUC/UCC, será chamado o próximo na lista de classificação (primeiro: fase final, depois: fase inicial).



*** TUC QT com 30 ou mais jogadores: com duas opções de sistema de disputa, a saber:

Torneio em fase única:

Sistema suíço de emparceiramento, com 7 ou 9 rodadas;

ou

Sistema suíço de emparceiramento, com 7 rodadas, mas com rodadas duplas (ida e volta, ou seja, de brancas e pretas contra o mesmo oponente), totalizando 14 partidas por jogador (modelo semelhante ao utilizado na final do Mundial Blitz da FIDE);

ou, alternativamente:


Torneio em duas fases (em uma mesma sexta-feira), a saber:

Fase Inicial: sistema suíço de emparceiramento, com 7 rodadas. Os oito melhores se classificam para a fase final, subsequente;

Fase Final: sistema “round robin”  de emparceiramento (todos contra todos, simples), entre os oito melhores colocados na fase anterior, totalizando 7 rodadas.

Total de rodadas (fase inicial + final): 14 rodadas.

Os sete melhores colocados na fase final, estarão classificados para os matches do TUC/UCC. Se houver empate no número de pontos na fase final, o desempate será feito com base na colocação obtida na fase inicial. A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor do “TUC Qualifying Tournament” é sempre intransferível.  Nas outras vagas (do segundo ao sétimo), caso algum competidor desista de prosseguir na disputa do TUC/UCC, será chamado o próximo na lista de classificação (primeiro: fase final, depois: fase inicial).

Observação Geral (TUC Qualifying Tournament – TUC QT): 

A vaga de desafiante conquistada pelo vencedor de qualquer “TUC Qualifying Tournament”, como já colocado, é sempre intransferível (caso o mesmo não prossiga na disputa do UCC no ciclo, o campeão corrente ficará com a primeira semana do ciclo livre, uma vez que não haverá desafiante qualificado disponível). Para todas as demais vagas (do segundo ao sétimo colocados), caso um jogador desista de prosseguir para a fase de matches do TUC/UCC, serão chamados os próximos na lista de classificação no “TUC Qualifying Tournament” (primeiro: fase final, depois: fase inicial, quando se aplica. No caso de “TUC Qualifying Tournament” com menos que 9 participantes, vide observações especiais apresentadas anteriormente).



Candidates Matches (A e B)

Os “Candidates Matches” A (entre o 4º e 7º colocados no último TUC QT) e B (entre o 5º e 6º colocados no último TUC QT) serão realizados em uma melhor de 08 partidas em ritmo blitz.  Cada match poderá iniciar em qualquer horário, nas sextas-feiras, dependendo da disponibilidade dos competidores, mas sugere-se, como um horário padrão (“default”), 20:00 h, (lembrando que oito partidas, de 6 minutos por jogador, levam em torno de 1h e 40 min para serem concluídas).

Os vencedores dos “Candidates Matches” A e B, qualificam-se para a disputa do “Second Challenger Match” do ciclo.

No caso de empate em qualquer dos “Candidates Matches”, sagrar-se-á vencedor, o jogador que obteve a melhor colocação no último torneio de qualificação (“TUC Qualifying Tournament”).




(First e Second) Challenger Match - Ordinários

O “First Challenger Match” (entre o 2º e 3º colocados no “TUC Qualifying Tournament”) e o “Second Challenger Match” (no caso normal, entre os vencedores dos “Candidates Matches” A e B) serão realizados em uma melhor de 10 partidas em ritmo blitz.  Cada match poderá iniciar em qualquer horário, nas sextas-feiras, dependendo da disponibilidade dos competidores, mas sugere-se, como um horário padrão (“default”), 20:00 h, (lembrando que dez partidas, de 6 minutos por jogador, levam em torno de 2h para serem concluídas).

No caso de empate em qualquer dos “Challenger Matches”, sagrar-se-á vencedor, o jogador que obteve a melhor colocação no último torneio de qualificação (“TUC Qualifying Tournament”).



Situações Excepcionais – Possibilidade de “TUC Candidates Tournament”


No caso de apenas três jogadores (da segunda à sétima colocações no TUC QT), dos seis esperados, desejarem prosseguir para a fase de matches do UCC/TUC, devido ao número ímpar de participantes, será realizado um “TUC Candidates Tournament” (no lugar de “Challenger Matches”), com sistema “round robin” de emparceiramento em 12 rodadas (total de 8 partidas para cada jogador; todos contra todos, quatro vezes). Este “TUC Candidates Tournament” valerá, para fins de contabilização de pontos no “TUC Grand Prix”, como um “First Challenger Match” do ciclo (ou seja, o vencedor desse “TUC Candidates Tournament” será equiparado a um ganhador de “First Challenger Match”). Neste caso, não haverá “First Challenger Match” nem “Second Challenger Match” no ciclo em questão.

Caso apenas cinco jogadores, da segunda à sétima posições no TUC QT (de seis possíveis jogadores), desejarem passar para a fase de matches, os dois primeiros colocados jogarão um “First Challenger Match” ordinário e os outros três, um “TUC Candidates Tournament”, com sistema “round robin” de emparceiramento em 12 rodadas (total de 8 partidas para cada jogador; todos contra todos, quatro vezes). Este “TUC Candidates Tournament” valerá, para fins de contabilização de pontos no TUC Grand Prix, como um “Second Challenger Match” do ciclo (ou seja, o vencedor desse “TUC Candidates Tournament” será equiparado a um ganhador de “Second Challenger Match”). Neste caso, não haverá “Second Challenger Match” no ciclo em questão.

Em caso de empate em qualquer “TUC Candidates Tournament” realizado, valerá, como sistema de desempate, a melhor classificação no “TUC Qualifying Tournament” (torneio inicial de qualificação).



“Challenger Match” ou “Candidates Tournament” Extraordinários

Como já introduzido anteriormente, além do sistema baseado no mérito (TUC), ainda haverá a possibilidade de qualquer membro do NexT desafiar o campeão, mediante doação de valor pecuniário ao NexT, a título de inscrição (com valor exato a ser definido antes de cada competição, conforme as necessidades do NexT), em um "UCC Match" Extraordinário (que seguirá as mesmas regras de um “UCC Match” ordinário, contando, inclusive, para pontuação no “UCC Grand Prix”), previsto para acontecer na semana subsequente ao último “UCC Match” ordinário do ciclo (Terceiro “UCC Match” Ordinário). Após a finalização do TUC (torneio e matches) ou na primeira semana disponível após o “TUC Qualifying Tournament” (caso nenhum dos jogadores que disputarem o TUC QT deseje prosseguir para a fase de matches do UCC), a vaga de desafiante será, portanto, aberta para qualquer participante que estiver disposto a  doar um valor pecuniário para o NexT (como condição de inscrição/candidatura).

No caso de haver mais de um jogador interessado em desafiar o campeão blitz corrente no ciclo por este sistema (em um “UCC Match” Extraordinário), todos os interessados, como pré-condição de participação, deverão doar algum valor pecuniário ao NexT (a título de inscrição), sendo que a vaga de desafiante extraordinário será definida ou por um match especial ou por um torneio de candidatos extraordinário:

Caso haja dois interessados, a vaga será definida por um “Challenger Match” Extraordinário (com as mesmas regras de um “Challenger Match” ordinário);

Caso haja três ou mais interessados, a vaga será definida por um torneio extraordinário de candidatos - “Candidates Tournament” Extraordinário, em formato “round robin” (todos contra todos), com o seguinte número de rodadas (e respectivo número total de partidas para cada jogador):


o  12 rodadas (todos contra todos, quatro vezes), no caso de três participantes (8 partidas para cada jogador);
o  12 rodadas (todos contra todos, quatro vezes), no caso de quatro participantes (12 partidas para cada jogador) ou 6 rodadas (todos contra todos, duas vezes, com 6 partidas para cada jogador);
o  10 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de cinco participantes (8 partidas para cada jogador);
o  10 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de seis participantes (10 partidas para cada jogador);
o  14 rodadas (todos contra todos, duas vezes) no caso de sete participantes (12 partidas para cada jogador) ou  6 rodadas (todos contra todos, uma vez, com 6 partidas para cada jogador);
o  14 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de oito participantes (14 partidas para cada jogador) ou 7 rodadas (todos contra todos, uma vez, com 7 partidas para cada jogador);



Como regra de desempate nessas duas competições especiais (“Challenger Match” Extraordinário, ou “Candidates Tournament” Extraordinário), valerá: em primeiro lugar, o resultado em confrontos diretos na própria competição; em segundo lugar, o maior número de participações em “TUC Qualifying Tournaments” no ano; em terceiro lugar, a melhor colocação no último “TUC Qualifying Tournament” realizado, em que houve participação de pelo menos um dos candidatos envolvidos no empate. Caso não seja possível ainda estabelecer o desafiante por meio dessas regras de desempate, uma partida blitz “morte súbita” deverá ser disputada, na qual as brancas receberão cinco minutos e as pretas, quatro minutos (relógio digital ou analógico), mas o empate valerá para as pretas (a definição de brancas ou pretas será por sorteio).

No caso de mais de um interessado em desafiar o campeão blitz corrente pelo sistema de doação, devido à necessidade de uma competição extraordinária para se definir um desafiante extraordinário (“Challenger Match” Extraordinário ou “Candidates Tournament” Extraordinário), é provável que seja necessário pelo menos mais uma semana no cronograma inicialmente previsto para um ciclo normal (ao invés de cinco sextas-feiras, seriam necessárias, hipoteticamente, seis sextas-feiras, caso não for possível a sobreposição das competições extraordinárias de seleção de desafiante a algumas competições ordinárias).

Tanto um “Challenger Match” Extraordinário quanto um “Candidates Tournament” Extraordinário não contarão pontos para o TUC Grand Prix, servindo apenas para definir um desafiante dentre dois ou mais interessados (Candidatos).




Regras Específicas - UCC Matches

                            

Ultimate Chess Championship Matches - UCC Matches



Todos os “UCC Matches” (finalíssimas) do ciclo (previsão de 3 ordinários e 1 extraordinário) serão realizados em uma melhor de 12 partidas em ritmo blitz.  Cada match poderá iniciar em qualquer horário, nas sextas-feiras, dependendo da disponibilidade dos competidores, mas sugere-se, como um horário padrão (“default”), 20:00 h, (lembrando que doze partidas, de 6 minutos por jogador, levam em torno de 2h e 15 min para serem concluídas).

O vencedor será declarado “Blitz Champion”. No caso de empate em qualquer dos “UCC Matches”, sagrar-se-á vencedor, o campeão corrente (mantendo o título).




Regras Específicas - Grand Prix (GP)

“Ultimate Chess Championship” Grand Prix - UCC GP



O Blitz UCC GP define o supremo ("ultimate") campeão blitz do NexT no ano ("Blitz UCC Champion" do ano). É definido simplesmente pela contagem do número de vezes que um enxadrista vencer os “UCC Matches” (número de vezes em que for "coroado", no ano, "Blitz Champion"). O vencedor do Blitz UCC GP ganha o direito de levar o troféu do UCC para casa ("Blitz UCC Trophy"), mediante, se necessário, custeio do mesmo (ou seja, caso o NexT não tenha obtido patrocínio para adquiri-lo ou se não conseguiu arrecadar valor pecuniário suficiente para custeá-lo).

Sistema de Desempate:

Em caso de empate, será utilizado o seguinte sistema de desempate (partidas, matches e torneios no ano do GP):

1) Confrontos diretos em matches do UCC (números de matches vencidos nos confrontos diretos);
2) Confrontos diretos nas partidas de matches do UCC (números de partidas vencidas nos matches de confronto direto);
3) Confrontos diretos em todas as partidas no ano (matches do UCC, TUC e torneios);
4) Número total de vitórias em partidas de matches do UCC (confrontos diretos ou não);
5) Número total de vitórias em partidas de todos os matches (UCC e TUC, confrontos diretos ou não);
6) Número total de vitórias em partidas de matches e torneios (geral, UCC e TUC);
7) Realização de um novo “UCC Match” Extraordinário para  desempate, no qual o último campeão corrente, dentre os envolvidos, jogará pelo empate.


“The Ultimate Challenger” Grand Prix - TUC GP

O Blitz TUC GP é um Grand Prix paralelo ao Blitz UCC GP, que calcula quem foi o jogador que mais venceu as competições do "TUC" no ano ("Blitz TUC Winner" do ano), de acordo com o sistema de pontuação empregado. O vencedor do Blitz TUC GP ganha o direito de levar o troféu do TUC para casa ("Blitz TUC Trophy"), mediante, se necessário, custeio do mesmo (ou seja, caso o NexT não tenha obtido patrocínio para adquiri-lo ou se não conseguiu arrecadar valor pecuniário suficiente para custeá-lo).

O seguinte sistema de pontuação geral será utilizado:

Vencedor do “TUC Qualifying Tournament”: 9 pontos
Vencedor do “First Challenger Match”: 7 pontos
Vencedor do “Second Challenger Match”: 6 pontos

Sistema de Desempate:

1) Confrontos diretos em matches do TUC (números de matches vencidos nos confrontos diretos);
2) Confrontos diretos nas partidas de matches do TUC (números de partidas vencidas nos matches de confronto direto);

3) Confrontos diretos em matches do UCC (números de matches vencidos nos confrontos diretos);
4) Confrontos diretos nas partidas de matches do UCC (números de partidas vencidas nos matches de confronto direto);


Se o empate persistir, será levada em conta a soma dos pontos obtidos nos torneios de qualificação (“TUC Qualifying Tournament”), computada da seguinte forma (posições reais, sem deslocamentos/substituições):

Primeira posição: 9 pontos
Segunda posição: 7 pontos
Terceira posição: 6 pontos
Quarta posição: 5 pontos
Quinta posição: 4 pontos
Sexta posição: 3 pontos
Sétima posição: 2 pontos
Oitava posição: 1 ponto

Se o empate ainda persistir, um novo “Challenger Match”, Extraordinário, será realizado, para desempate, no qual o último desafiante qualificado, dentre os envolvidos, jogará pelo empate.







NexT - Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias
Facebook: http://www.facebook.com/nextxadrez
Blog dos Projetos do NexT: http://nextxadrez.blogspot.com.br
E-mail de Contato: nextxadrez@gmail.com
Fórum (Googlegrupos): nextxadrez@googlegroups.com
http://groups.google.com/group/nextxadrez
Álbum de Fotos: http://picasaweb.google.com/nextxadrez

O NexT é um núcleo de estudos e uma comunidade de prática, que tem como missão estudar continuamente o jogo de xadrez em conexão com a pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e disseminação de teorias e tecnologias que colaborem com a sua aprendizagem, treinamento, prática e estudo.

Coordenação: Prof. Kariston Pereira, Dr. 
Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) - Joinville/SC
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

2 comentários:

  1. Legal :D
    os regulamentos ainda vao ser o mesmo de 2012

    ResponderExcluir
  2. Os regulamentos serão atualizados para 2013, com algumas modificações interessantes, no sentido de melhorar o sistema de competição. No geral, o sistema de disputa será o mesmo, mas haverá alterações no tempo de cada ciclo e em alguns outros pontos (como sistemas de desempate, por exemplo). Também estou estudando uma modernização no "Torneio de Qualificação". Espero concluir todas as atualizações necessárias até a sexta-feira da semana que vem (22/02/2013), que será a nossa primeira "Sexta Xadrez" do ano na UDESC Joinville!

    ResponderExcluir