Apoio:

Os Projetos de Extensão do NexT, deverão contar, em 2024, com o apoio da UDESC (Edital PAEX-PROCEU 01/2019)

Regulamento COPA NX


Campeonato Semestral Presencial de Xadrez Rápido do NexT
Xadrez Tradicional 
(15 min KO ou 10 min + 5 seg Fischer)


A COPA NexT Xadrez (COPA NX) é composta de duas competições: Desafio Final NX e o Aberto de Xadrez Rápido (Torneio de Candidatos). O Desafio Final NexT Xadrez (NX) é o match em que se define o título máximo no semestre, no qual o campeão vigente enfrenta o campeão do torneio de candidatos. O título máximo é definido em um match de 4 partidas.



Regulamento Previsto para a COPA NX - Campeonato Semestral Presencial do NexT (válido a partir de 2022)

Versão 11 (30/06/2022)


O Desafio Final NX é constituído de um match no qual o Campeão Vigente enfrenta o Campeão do Aberto de Xadrez Rápido do NexT (Torneio de Candidatos do NexT). O match consiste de 4 partidas. O tempo de reflexão na COPA NX é de 15 min KO (ou 10 min + 5 seg Fischer).  Caso houver empate no match, duas partidas blitz de 5 min KO (ou 3 min + 2 seg Fischer) serão jogadas. Se o empate persistir, uma partida final "armageddon" será jogada, em que as brancas receberão 5 min KO e as pretas 4 min KO, sendo que as pretas jogarão pelo empate (com sorteio prévio das cores).

Caso haja impossibilidade de participação no Desafio Final NX por parte do vencedor do torneio de candidatos, o título continuará com o Campeão Vigente. Caso o Campeão Vigente não participe do match, o título do semestre passará para o vencedor do torneio de candidatos. Não haverá chamada de suplentes.

Caso o Campeão Vigente do NexT jogue o Torneio de Candidatos e conquiste o primeiro lugar, ele mantém o título no semestre, sem a necessidade de disputar o Desafio Final NX naquele semestre.



Aberto de Xadrez Rápido (Torneio de Candidatos do NexT)

O torneio válido como Torneio de Candidato do NexT será jogado no ritmo de 15 min KO (ou 10 min + 5 seg Fischer) e será organizado da seguinte forma:

*** No caso excepcional de apenas 2 jogadores: não será realizado um torneio, sendo substituído, automaticamente, por um match, de quatro (4) partidas, entre os dois jogadores presentes.. 

Sistema de desempate, no match:
Se houver empate no match, será realizada uma partida final blitz "armageddon" ("morte súbita"), na qual as brancas receberão 5 minutos e as pretas 4 minutos KO, mas as pretas jogarão pelo empate, com sorteio prévio das cores.


*** de 3 a 6 jogadores: o torneio será pelo sistema “Round Robin” de emparceiramento (todos contra todos) , com o seguinte número de rodadas (e respectivo número total de partidas para cada jogador):

--> 6 rodadas (todos contra todos, duas vezes), no caso de três participantes (4 partidas para cada jogador);
--> No caso específico de 4 jogadores, o torneio poderá ser realizado pelo sistema eliminatório (knock-out), com semifinais e final realizadas com mini-matches de duas partidas (brancas e pretas). O emparceiramento inicial seria feito de acordo com o rating (1 X 4,  2 X 3). Caso houver empate em um mini-match, poderá ser disputada uma partida adicional "armageddon" em ritmo blitz (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate). Alternativamente, o torneio poderá ser feito no sistema "round robin" em 6 rodadas (todos contra todos, duas vezes);
--> 5 rodadas (todos contra todos, uma vez), no caso de cinco participantes (4 partidas para cada jogador);
--> 5 rodadas (todos contra todos, uma vez), no caso de seis participantes (5 partidas para cada jogador);



Sistema de de desempate, no "Round Robin" (3 a 6 jogadores):
a) Número de vitórias; b) Sonnenborn-berger;  c) Confronto direto. Se o empate persistir será empregado o d)"rating performance" (Rprfm). Se o empate persistir, poderá ser disputada uma partida adicional "armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate, com sorteio prévio das cores).


***  com mais de 06 jogadores: torneio com sistema “suíço”  de emparceiramento,  com 5 rodadas;


No caso específico de 8 jogadores, o torneio poderá ser realizado pelo sistema eliminatório (knock-out), com quartas de final, semifinais e final realizadas com mini-matches de duas partidas (brancas e pretas). O emparceiramento inicial seria feito de acordo com o rating (1m - 1 X 8,  2m - 2 X 7, 3m - 3 X 6,  4m - 4 X 5).  O emparceiramento das semifinais seria: 1m X 4m e 2m X 3m. Caso houver empate em um mini-match, poderá ser disputada uma partida adicional "armageddon" em ritmo blitz (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate, com sorteio prévio das cores).

Sistema de desempate, no "suíço" (7 a 32 jogadores):
a) Buchholz mediano, com corte 1 (pior resultado); b) Buchholz; c) Número de vitórias; d) Sonnenborn-berger; e) Confronto direto. Se o empate persistir será empregado o f) "rating average" (Rav) e o g)"rating performance" (Rprfm). Se ainda assim persistir o empate, poderá ser disputada uma partida adicional "armageddon" (5 min para as brancas, 4 min para as pretas, com as pretas jogando pelo empate, com sorteio prévio das cores).



Cronograma:

Os torneios de candidatos do NexT acontecerão sempre no último mês letivo de cada semestre.

O match  válido pelo Desafio Final NX está previsto para acontecer na primeira semana subsequente à realização do torneio de candidatos (a combinar entre os jogadores classificados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário